terça-feira, 21 de setembro de 2010

Brian Leetch


Grande defensor dos Rangers onde atuou por 17 temporadas, ganhando alguns prêmios importantes, Brian Leetch tornou-se um dos melhores e mais reconhecidos jogadores nascidos em solo americano (mesmo nascendo no Texas, foi "inventar de jogar hockey ").
Seu inicio de carreira já mostrava o que viria pela frente, quando ganhou o prêmio de rookie do ano (Calder Trophy) 1988-89, com 23 gols e 48 assistências ( esses 23 gols são recorde para defensor rookie).



OBS maldosa: A gente reclama do Ricardo Teixeira aqui no Brasil, olha o Bettman desde aquela época entregando os prêmios...

É o único defensor americano e um dos 5 defensores que já conseguiram romper a marca dos 100 pontos numa temporada(se não estou enganado o último a conseguir esse feito).
Ganhou 2 Norris (melhor defensor), em 92 e em 97, e de jogador mais valioso dos Playoffs no ano do título em 94(único americano a realizar tal feito).

Sempre desfilou com sua classe pelas arenas da NHL, sendo um jogador muito técnico e perigoso no power play. Lembro-me da dupla que ele fazia com Jeff Beukeboom - Força e Técnica - e com Zubov no power play, ambos na campanha de 94. Uma jogada marcante dele foi o primeiro gol do jogo sete contra o Canucks de Power play (pode ser conferido no vídeo logo abaixo).

Permaneceu no Rangers até ser trocado com o Toronto, depois de sucessivas temporadas fracas de nosso time, onde os "medalhões" perderam seu espaço. Se aposentou no Boston Bruins.

Vestiu a camisa número 2 e esta está pendurada no MSG (Madison Square Garden). No ano passado (2009), foi condecorado com a maior honra que um jogador pode ter (pelo menos teoricamente), sendo eleito para fazer parte do seleto grupo que está no Hall of Fame do Hockey.

Seus Números:

NHL Temporada Regular

Partidas 1205 Gols 247 Assistências 781 Pontos 1028

Playoffs
Partidas 95 Gols 28 Assistências 69 Pontos 97

A cerimônia para aposentar sua camisa no MSG ( coloquei só a última parte quem tiver interesse e só pegar nos vídeos relacionados - por sinal muito bom o vídeo). Nesse vídeo alguns números e feitos que narrei aqui são mostrados.




E o Gol mais massa dele contra nosso rival:

3 comentários:

  1. Leetch é com certeza o melhor defensor que passou no Rangers, mostrava muita raça, merece ter seu número aposentado e ser um Hall da Fama.

    Pena que naum acabou a carreira no Rangers (Vlw Glen Sather!)

    ResponderExcluir
  2. Olha eu acho que certos jogadores "se engole" mesmo que não estejam jogando tão bem no final de suas carreiras. Um exemplo atual que achei ridículo é o do Modano ( afinal tem lugar na 3 linha do Detroid , tem na do Dallas né...)
    Mas enfim ele eu acho que tinha que ter ficado até o final no Rangers, de longe o melhor defensor que vi jogar em NY

    ResponderExcluir
  3. Leech é um dos maiores jogadores que vi Jogar, merece realmente todo o reconhecimento.

    ResponderExcluir

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme