Tudo começa por causa de um outro time, o New York Americans, criado em 1925 com a intenção de expandir a NHL, o Americans foi o segundo time a jogar no EUA ( o outro foi o Boston Bruins).
A intenção do fundador do Americans, Thomas Duggan, era de fazer um time junto a Tex Rickard (presidente do Madison Square Garden na época), para que o time jogasse no Madison Square Garden, e com a aprovação da NHL, Nova York pode ter um time, que veio para substituir o Hamilton Tigers que havia sido expulso da liga por pagar alto de mais os jogadores, que acabaram indo para o New York Americans.
No começo o New York Americans (nome que alguns dizem que foi inspirado no time de Baseball New York Yankees, e outros dizem que foi para dar um tom mais americano a um esporte que é canadense ) não foram muito bem, na primeira temporada terminaram em quinto na tabela com uma campanha de 12 vitorias, 22 derrotas, 4 empates (lembrando que naquela época havia apenas 7 times competindo na NHL), embora tenha ido mal na temporada, o time foi um sucesso de bilheteria, e foi tão grande esse sucesso que o escocês, um dos grandes promoter de Box e presidente do Madison Square Garden ,George Lewis "Tex" Rickard, viu que era a hora de fazer um outro time de hóquei em Nova York, mais um time que teria como dono o próprio Madison Square Garden, e não em parceria com alguém como o New York Americans.
Rickard escolheu um time nas cores vermelha, azul e branca, mesmo cor de seu time de futebol na Grã Bretanha, Rangers FC, o primeiro logo era um cowboy segurando um taco de hóquei,montado em um cavalo. Contudo o nome do time não veio por causa do Rangers FC, mais por jornalistas que davam o nome ao time antes dele nascer de “Tex’s Rangers”, e com isso pegou o nome Rangers.
Para ajudá-lo a construir o time, Rickard chamou uma das mentes mais brilhantes do hóquei, Conn Smythe para monter o time com os melhores talentos ainda não conhecidos para depois Smythe ser técnico e comandar o time. Conn Smythe achou jogadores como Frank Boucher, os irmãos Cook., Ivan Johnson, e Murray Murdoch.
Contudo em 27 de Outubro de 1926, Conn Smythe teve um desentendimento com Jonh S. Hammond, um dos proprietários do Madison Square Garden, e foi demitido tendo uma indenisação total de 10000 dollares, e Conn Smythe foi para o Toronto Maple Leafs onde ganhou por 8 vezes a Stanley Cup. Para substituir Conn Smythe, veio Lester Patrick.
Em sua primeira temporada o New York Rangers venceu a American Division (lembrando que na época havia 2 divisões contendo 5 times em cada divisão) o Rangers teve uma campanha de 25 vitórias, 13 derrotas e 6 empates, tendo como principal pontuador Bill Cook que jogou 44 jogos fez 33 gols, 4 assistências, total de 37 pontos sendo o líder da NHL em gols e pontos, mas não ganhou o premio de MVP da temporada. Rangers foi aos Play-offs tendo descanso na primeira rodada, mas acabou perdendo para o Boston Bruins na semi-final, por 3x1 (lembrando que na época era melhor de 2 jogos nas quartas e semi finais, e na Stanley Cup melhor de 4 jogos, quem marcava mais gols durante os jogos, levava a serie) Mesmo o time não ganhando a Stanley Cup, foi um grande sucesso, e os jogadores ganharam grande atenção pela mídia, e por esse tempo que o Rangers ganhou o apelido "The Broadway Blueshirts".
Com todo sucesso e grandes jogadores como Bill Cook, Frank Boucher, Bun Cook, o Rangers teve mais uma temporada de sucesso, e pela segunda vez, em dois anos de historia, o Rangers foi aos play-offs, embora não tenha ganhado a divisão, ficou em 2 com uma campanha de 19 vitórias, 16 derrotas, 9 empates. Nos play-offs o Rangers enfrentou o Pittsburgh Pirates na quarta de final, ganhou a serie fazendo um total de 6 gols contra 4 do Pirates, na segunda rodada nos vingamos e ganhamos do Boston Bruins com total de 5 gols contra apenas 2 do Bruins. Na Stanley Cup pegamos o time do Montreal Maroons, a serie foi toda em Montreal por que um Circo estava no Madison Square Garden, e por isso o Rangers não pode jogar lá. Primeiro jogo perdemos por 2 a 0 para o Marroons, e no segundo jogo aconteceu uma jogada que ficou para a historia da serie,um jogador do Montreal Marroons deu um shoot forte e pegou no olho do goleiro Lorne Chabot e com isso o próprio Lester Patrick vestiu as pads o blocker e a glove e foi pro gelo substituir Lorne Chabot, Lester Patrick se tornou o jogador mais velho a jogar numa Stanley Cup com 44 anos, e esse Record só foi quebrado por Chris Chellios em 2008. O Rangers ganhou o jogo por 2 a 1 no overtime. Para o jogo três o Rangers contratou o goleiro do New York American Jonh Miller, infelizmente perdemos no jogo três, por 2x0 e 1 vitória daria ao Montreal Maroons a Stanley Cup, mas no jogo quatro, Rangers deu a volta por cima e virou a serie em cima do Montreal Maroons ganhando jogo quatro por 1x0 e o jogo cinco por 2x1 dando assim a primeira Stanley Cup para o Rangers.
Com esse timaço Rangers chegou pelo 2 vez consecutiva a Stanley Cup em apenas 3 anos de hstoria! Na temporada de 28-29 o Rangers mais uma vez ficou em segundo na divisão, com uma campanha de 21 vitorias, 13 derrotas e 10 empates, na quarta de final pegou o New York Americans, ganhou a serie com total de 1 gol contra nenhum do Americans, na semi-final pego o Toronto Maple Leafs, ganhou com total de 2 gols contra 0 do Maple Leafs, mas na final o Bruins se vingo e levou a Stanley Cup numa serie melhor de 3 jogos, o Bruins varreu o Rangers em 2 jogos.
---------------------A Segunda Stanley Cup -----------------
Depois de 3 anos de gloria, o Rangers teve mais uma boa temporada em 29-30, com Frank Boucher e Bill Cook fazendo mais uma boa temporada, mas o time perdeu para o Montreal Canadiens nas semi-finais, com 2x0 (Curiosidade: Rangers foi o primeiro time a viajar de avião para jogar com o Toronto Maple Leafs, infelizmente perdeu o jogo por 7x6) na temporada seguinte 30-31, foi a mesma coisa, Rangers chegou a semi-final, mas perdeu, até que na temporada de 31-32 o Rangers volta a Stanley Cup, serie que mais uma vez por causa de um maldito circo, não teve jogos no Madison Square Garden, e Rangers foi varrido na melhor de cinco para o Toronto Maple Leafs. Mas num ia fica barato assim não para Toronto, pois na temporada seguinte, Rangers ganhou de Montreal por 8x4 na quarta de final, ganhou do Detroit por 6x3, e voltou a Stanley Cup contra o mesmo Toronto Maple Leafs, e o mesmo circo maldito estava de volta ao Madison Square Garden, coisa que não prejudicou a cede de vingança do Rangers, que contando com um excelente playoff de Cecil Dillon ganhou jogo 1 por 5 a 1, o jogo 2 por 3 a 1, e o jogo 4 por 1 a 0 no Overtime com gol de Bill Cook que foi o primeiro na história a fazer um gol no Overtime para dar a vitória da Stanley Cup.
Na temporada de 37-38 com os recém chegados Bryan Hextall e Neil Colville o Rangers foi aos play-offs, mas mais uma vez perdeu para o New York Americans na quarta de final (temporada que contou também com a retirada de Frank Boucher), em 38-39 com apenas 7 times competindo na liga e 1 conferencia, o Rangers teve uma boa temporada, foi o 2 da liga mas perdeu na melhor de 7 para o Boston Bruins na semi-final.
Finalmente em 1940 o Rangers voltou a brilhar. Antes do inicio da temporada contamos com a volta de Frank Boucher, só que como técnico do time, com isso Lester Patrick ficou só como General Manager. Na metade da temporada Rangers fez uma seqüência de 19 vitórias, e com isso time acabou a temporada em segundo por apenas 3 pontos atrás do Boston Bruins, e além de ter sido uma temporada histórica para o Rangers, essa temporada foi histórica também para a NHL, pois foi no dia 25 de Fevereiro de 1940 que pela primeira vez na historia da NHL, que um jogo era transmitido pela televisão, (primeiro jogo na história da NHL, e não do hóquei) o jogo foi entre New York Rangers e Montreal Canadiens.
Liderados pelos irmãos Patrick (filhos de Lester Patrick) e irmãos Colville, além de Phil Watson, Bryan Hextall, Art Colter e no gol David Kerr o time foi aos play-offs, onde pegamos o Bruins na semi-final, começamos perdendo por 2x0 a serie, mas demos a volta por cima, ganhamos 4 jogos seguidos e vencemos a serie por 4x2 e voltamos a Stanley Cup, com direito ao maldito circo no Madison Square Garden. Primeiro jogo foi difícil, mas levamos por 2x1 no Overtime, segundo jogo foi fácil ganhamos por 6x2, mas quando a serie mudou para Toronto a historia foi outra e Toronto ganhou jogo 3 e 4 (2 a 1 e 3 a 0), mas no jogo cinco Rangers acordou, e mais uma vez venceu no overtime por 2x1, e no jogo seis com Toronto tentando força jogo sete no overtime acabamos com a alegria deles e vencemos com 2 minutos do overtime por 3x2, com com de Hextall e ganhamos a Stanley Cup pela terceira vez na historia do time.
------------------- A Era dos Original Six--------------------
Após ganhar a Stanley Cup, Rangers teve uma temporada mediana em 40-41, acabou saindo logo na quarta de final, e nosso grande goleiro Dave Kerr teve uma temporada muito ruim e acabou por se retirar ao fim da temporada. Para substitui-lo na temporada de 41-42 Rangers contratou Sugar Jum Henry, e graças a ele e uma temporada incrível de Byran Hextall, Lynn Patrick, Phil Watson, Rangers ficou em primeiro na NHL, mas acabou perdendo na semi-final para o Toronto Maple Leafs por 4 a 2, e em 42-43 a coisa ficou feia, pois dessa vez nenhum goleiro foi bem, nem Steve Buzinski, nem Jimy Franks, nem Bill Beveridge e o resultado foi a pior campanha da NHL e com isso ficamos fora dos Play-offs, e ai começou a complicar mais ainda pois para a temporada 43-44 Rangers perdeu Clint Smith, Lynn Patrick, Phil Watson e Alf Pike. Para ter uma idéia a coisa ficou tão feia que Frank Boucher teve que voltar a jogar por alguns jogos, mas não adiantou nada pois o Rangers teve um GAA de 6.20 dando 310 gols, em 50 jogos! Em um jogo Lester Patrick voltou a técnico, pois Frank Boucher teve que ir ao funeral de seu irmão e o Rangers perdeu por 15x0 do Red Wings, e com isso bateu o Record de gols por um jogo. Rangers ganhou apenas 6 jogos naquela temporada.
Demorou para o Rangers se recuperar, apenas na temporada de 47-48 que o time voltou aos play-offs, tudo graças a uma troca que havia feito com Montreal que trouxe Buddy O'Connor(que acabou ganhando o prêmio Hart Trophy ) para o Rangers, mas Rangers saiu logo nas semi-final perdendo melhor de 7 para o Red Wings por 4x2.
Em 48-49 mais uma temporada Rangers voltou a lanterna, mas tudo por causa de um acidente de carro, que tirou Buddy O'Connor, Frank Eddolls, Edgar Laprade, Bill Moe , e Tony Lesqick por boa parte da temporada.
Em 49-50, finalmente a esperança voltou a Nova York, com o goleiro Chuck Rayner ganhando o Hart Memorial com incríveis 2.62 de GAA, o Rangers estava de volta aos play-offs bateu o Canadiens na semi-final por 4x1, e foi a Stanley Cup com direito ao circo de novo no Madison Square Garden, e com isso Rangers jogou dois jogos da serie em Toronto. Rangers perdeu o primeiro jogo por 4x1, ganhou o segundo por 3x1, perdeu o terceiro por 4x0, e ganhou jogo quatro e cinco dramaticamente no Overtime ( jogo quatro ganhou por 4x3, e jogo cinco por 2x1), com ambos gols da vitória feitos por Bones Raleigh, com isso apenas uma vitória daria a gloria de volta ao Rangers, mas no jogo 6 em Detroit o Red Wings ganhou por 5x4 do Rangers, e no dramático jogo sete Rangers deixou o Red Wings empatar em 3 a 3 com Jim McFadden com quatro minutos para acabar, e perdeu no segundo Overtime no Overtime com um gol de Pete Babando.
Depois de quase tocar de novo na Stanley Cup, Rangers passaria por um tempo muito difícil ficando fora de 10 temporadas nos próximos 17 anos, e nas vezes que conseguiu play-offs mal passou da primeira fase. Contudo essa nova era serviu para uma reconstrução do time, com jogadores que iam entrando como Andy Bathgate que começou na NHL em 54-55 e ganhou o Hart Trophy em 58-59, entrou Harry Howell em 52 - 53 que foi um dos maiores defensores da história do Rangers, em 61-62 a estréia de Rod Gilbert nos playoffs e com ele jogando Rangers que perdia a quartas de final por 2x0 para o Maple Leafs, acabou empatando a serie, mas infelizmente desanimou com uma derrota no Overtime no jogo cinco, e acabou perdendo a serie. Também contamos com Vic Hadfield que entrou em 61-62 e foi crescendo bastante durantes seus anos na liga, e também Eddie Giacomin que entrou em 65 e se tornou um dos melhores goleiros da história do Rangers, podemos ter tido temporadas horríveis mas aos poucos o time foi se reconstruindo principalmente com a ajuda de Emile Francis que entrou como GM e técnico do time em 64-65 . E Além da reconstrução do time, em 1968 o Rangers se mudou para um novo Madison Square Garden (localizado como, 4 Pennsylvania Plaza (7th Avenue & 32nd Street) E no ano seguinte time foi aos playo-offs mas mais uma vez caiu na primeira rodada.
---------------------- Pos - Original Six -----------
Logo na temporada de 69-70 a maioria dos times tinham acima dos 90 pontos,e o Rangers estava por apenas 1 vitória de empatar em numero de pontos com o Montreal Canadiens e ir aos play-offs pois tinha tomado menos gols, ganhamos o jogo mas caímos logo de cara para o Boston Bruins em 6 jogos. Nessa temporada contou também com a infeliz morte de Terry Sawchuk que estava bêbado e pelo que parece brigou com seu companheiro de equipe e também com seu grande amigo Ron Stewart, briga que aconteceu onde os dois moravam juntos, e por causa de varias lesões Sawchuk não agüentou e morreu.
Com uma grande temporada em 70-71 Rangers bateu a marca de 100 pontos pela primeira vez na historia do time, e Giacomin ganhando Vezina Trophy, Rangers foi aos play-offs onde ganhou em 6 jogos do Toronto Maple Leafs, e pela primeira vez em 21 anos o Rangers ia para a segunda rodada do play-offs onde perdeu no 7 jogo para o Chicago Black Hawks.
Finalmente no ano de 71-72, Rod Gilbert, Jean Ratelle e Vic Hadfield ( cujo marcou 50 gols naquela temporada, sendo até então o Record de gols na historia da franquia), Brak Park e Eddie Giacomin levaram o time de volta a Stanley Cup, com uma campanha de 48 vitórias, 17 derrotas, 13 empates, Rangers bateu Montreal Canadiens na primeira rodada por 4x2, na semi-final varreu o Chicago Black Hawks e foi a Stanley Cup pela primeira vez em 22 anos, mas chegando nos play-offs a historia foi outra, Rangers perdeu primeiro jogo por 6x5, o segundo por 2x1 ( sem Giacomin no gol), ai quando a serie voltou a Nova York, Rangers ganhou por 5x2 com direito a 2 gols de Brad Park, e 2 de Rod Gilbert, jogo quatro Rangers voltou a perder, uma das causas a contusão de Giacomin, ai em Boston ganhou o jogo cinco por 3x2 com um gol de Bobby Rousseau no terceiro período para dar a vitória, mas no jogo seis em Nova York, perdemos por 3x0, e por mais uma vez chegamos tão perto, mas não o suficiente e perdemos a Stanley Cup. Nesta serie contamos com a falta de Ratalle que se teve uma contusão no calcanhar.
Pelos próximos 6 anos o Rangers foi aos play-offs 4 vezes, sendo que perdeu 2 vezes na semi-final (72-73, 73-74) sendo que em 74 o Rangers foi o primeiro time do Original Six, a perder uma serie para um time que na época era considerado como time de expansão. Outra derrota amarga para o Rangers foi contra o New York Islanders na primeira rodada da temporada de 1975, o Rangers perdeu no jogo 3 (na melhor de 3 jogos) no overtime, com apenas 11 segundos de jogo. Após esta temporada Emile Francis ficou apenas como General Manager.
Em 75-76 Francis quis tentar reconstruir um time, e mandou embora Giocomin, obviamente os fãs não gostaram nada dessa decisão de Francis e aplaudiram Giacomin quando ele jogando pelo Red WIngs ganhou do Rangers no Madsin Square Garden por 6 a 4. Francis não feliz com a ida de Giocomin, fez uma troca polemica que envolveu a ida de Brad Park e Jean Rattelle para o Bruins, e para o Rangers veio Phil Esposito, e nessa temporada Rangers não foi aos play-offs, com isso o GM Emile Francis foi demitido e entrou em seu lugar Jean-Guy Talbot que a única coisa que fez em77-78 foi uma nova camisa para o Rangers, na qual não haveria mais o nome do time na diagonal, mas sim o logo do time, mas uniforme teve uma má recepção pelos fãs e na temporada 78-79 voltou a ser usada a camisa antiga, e com Rangers perdendo para o Buffalo Sabres Talbot foi demitido para entrada de Fred Shero.
Em 78 - 79 com Fred Shero no comando do time, e contratando os suecos Ulf Nilson e Anders Hedberg mais o Phil Esposito que foi adquirido na troca com Bruins, e os jovens Ron Greschner, Dave e Don Maloney, Don Murdoch, Ron Duguay and Mike McEwen, mais uma bela performance de John Davidson.o Rangers foi aos play-offs com uma campanha de 40 vitórias, 29 derrotas, e 11 empates, nos Play-offs varreu o Los Angeles Kings na primeira rodada, ganhou do Flyers na segunda por 4x1, e na final de conferencia pegou o rival New York Islanders, que também ganhamos e voltamos a Stanley Cup,onde pegamos o Montreal Canadiens, e após um bom primeiro jogo que ganhamos por 4x1, perdemos 4 jogos seguidos, e mais uma vez deixamos a Stanley Cup passar.
Após perder a Stanley Cup, Rangers fez uma temporada mediana em 79 - 80, passou pelo Atlanta Falmes mais caiu para o Flyers em 5 jogos. Em 80 - 81, com o time começando mau, Fred Shero foi demitido e em seu lugar entrou Craig Patrick e com ele o time jogou bem, passando por cima do Kings, Blues mais acabou perdendo para o Islanders na semi final. Craig Patrick ficou apenas como General Manager e contratou para técnico o técnico que venceu com o EUA nas Olimpíadas de Inverno, Herb Brooks, que deixou o time em segundo da divisão, virou a serie para cima do Flyers depois de perder o primeiro jogo, mas mais uma vez Rangers caiu para o Islanders. Rangers cairia para o Islanders em 82-83, 83-84, e após não conseguir nada no Rangers, Brooks foi demitido e Craig Patrick tomou o posto de Técnico de novo, mas Rangers foi varrido pelo Flyers.
Em 85 - 86 com John Vanbiesbrouck ganhando Vezina Trophy e como técnico Ted Sator, o Rangers ficou em quarto na divisão, foi aos playoffs onde ganhou do Flyers em cinco jogos, e ganhou do Capitals, no jogo quatro com gol de Bob Brooke no overtime. Contudo Rangers perdeu para o Montreal Canadiens em cinco jogos na próxima fase.
Com uma temporada ruim em 86-87 Rangers foi aos playoffs, mas perdeu para o Flyers em três jogos, no ano seguinte por causas de varias contusões de John Vanbiesbrouck o Rangers fez uma temporada ruim de novo, mas desta vez não foi aos playoffs.
Adquirindo o veterano Guy LaFleur, o aparecimento dos rookies Brian Leetch e Tony Granato, o Rangers começou muito bem, mas ao passar da temporada caiu de produção, e com isso entrou como técnico Tony Esposito, que conseguiu levar o time aos playoffs, mas foi varrido para o Penguins em quatro jogos, e no quarto jogo ocorreu a estréia de Mike Richter, jovem goleiro. Brian Leetch acabou vencendo o Calder nesse ano.
Nos anos 80 foi também a época que a rivalidade New York Rangers Vs New York Islanders se intensificou, graças aos confrontos nos Play-offs que foram 6 no total, cujo Rangers perdeu 5 vezes, e Off-Ice haviam também brigas, pelo lado do Rangers a torcida gritava coisas como “Potvin Sucks!”, e Islanders diziam “Nineteen Fourty” se referindo ao tempo de que o Rangers não levava a Copa Stanley.
----------------- Construindo um campeão.-----------------
Começam os anos 90, e os torcedores não agüentavam mais ficar sem a Stanley Cup, muitos diziam que havia uma maldição, por isso o Rangers não ganhava, muitos diziam que a causa da maldição foi por que queimou a hipoteca do Madison Square Garden na Stanley Cup em 1940.
Com todas esses rumores rolando as coisas começaram a melhorar na temporada de 89-90, o Rangers adquiriu no meio da temporada Bernie Nichols e Mike Gartner que ajudaram o time a conquistar o primeiro titulo de divisão em 48 anos tendo uma campanha de 36 vitórias, 31 derrotas, e 13 derrotas no Overtime, no Play-offs enfrentamos nosso maior rival o New York Islanders na primeira rodada, e ganhamos em cinco jogos, contudo o time foi varrido pelo Washington Capitals na segunda rodada, coisa que aconteceu também na temporada de 90 - 91 quando Rangers fez a mesma campanha que na ultima temporada (mas ficou em segundo na divisão) e perdeu de novo para o Capitals na segunda rodada mas agora em seis jogos.
Em 91 - 92 aconteceu a troca que foi a maior troca na história do New York Rangers, a vinda de Mark Messier. O Edmonton Oilers em crise precisavam cortar custos para não falir de vez, com isso mandou Mark Messier para New York, e o Rangers mandou Louie DeBrusk, Bernie Nicholls, e Steven Rice. Com a vinda de Messier o Rangers se tornou um dos favoritos a Stanley Cup, já que Messier adicionaria uma liderança que nos ajudaria muito em momentos importantes. Além de Messier Rangers adquiriu Adam Graves que veio via Free Agente. O Rangers ganharia o President’s Trophy tendo uma campanha de 50 vitórias, 25 derrotas, e 5 derrotas no Overtime. Nos playoffs ganhamos do New Jersey Devils em 7 jogos, e pegaríamos o Pittsburg Penguins na próxima rodada, o Rangers ficou com uma liderança de 2x1 até o jogo 4, quando liderava por 2x1 no 3 período até que Mike Richter fez uma bobeira, e tomou um gol de um shoot que o Penguins deu do center ice para agrupar o ataque, e o Penguins acabou ganhando no Overtime o jogo 4, o Penguins ganhou a serie em 6 jogos.
Logo no Draft de 92 - 93 o Rangers por pouco não adquiriu Eric Lindros do Quebec Nordiques, mas momentos depois o Nordiques trocou ele para o Flyers. Sem Richter e sem John Vanbiesbrouck jogando bem, o time teve uma péssima fase e sobrou para o técnico Roger Nielsen ser demitido, o que não serviu de nada já que o próximo técnico que veio Ron Smith não fez nada também e o Rangers acabou como o ultimo da divisão.
-------------------- A espera acabou.-------------------------
Rangers começou jogando contra o Maple Leafs em jogos de exibição em Londres, e na temporada regular mesmo com um vídeo de motivação de Mike Keenan, o Rangers acabou perdendo cinco dos oito primeiros jogos, um deles contra o time de expansão Mighty Ducks em casa. Após o começo ruim, Rangers fez uma troca envolvendo três times, o Chicago BlackHawks que mandou Steve Larmer para o Hartford Whalers, que depois mandou Larmer para o Rangers. Após a troca o time só viria perder uma vez nos próximos 22 jogos. Mike Richter foi ao All - Star Game daquele ano, que foi realizado no Madison Square Garden, e o ponto alto desse jogo foi Richter parando um break away de Pavel Bure, e Richter ganhou o prêmio de MVP do All - Star Game. Rangers continuou consistente, mas caiu um pouco de produção em Março, o que preocupou Keenan. No Trade Deadline, o Rangers trocou Mike Gartner por Glen Anderson , adquiriu Craig McTavish do Oilers, trocou a futura estrela da NHL, Tony Amonte para o Chicago BlackHawks por Stephan Matteau e Brian Noonan. Após as trocas o Rangers perderia apenas dois jogos, e ganharia o President Trophy para a melhora campanha da NHL com 52 vitórias, 24 derrotas, 8 derrotas no Overtime, temporada que foi a melhor na história do Rangers, com direito a Adam Graves fazendo 52 gols na temporada batendo Record de gols de Vic Hadfield de 50 gols.
No terceiro jogo, em Nova Jersey o jogo ficou empatado em 3 a 3, e no segundo Overtime, Stephane Matteau fez o gol da vitória para o Rangers.
No quinto jogo, o Devils simplesmente dominou o Rangers mais uma vez, e ganhou o jogo por 4 a 1, ficando com isso a apenas uma vitória para ir a Stanley Cup pela primeira vez em sua história.
Com a torcida do Rangers já pensando na maldição de 1940, e vendo Rangers ficar por mais uma vez fora da Stanley Cup, Mark Messier deu a esperança de volta a Nova York , e garantiu um dia antes do jogo que o Rangers ia ganhar o jogo seis em Meadowlands. Contudo Rangers não contou com Jeff Beaukeboom no primeiro par com Brian Leetch.
No jogo sete alguém só conseguiu marcar no segundo período, e foi Brian Leetch. Richter segurou o time do Devils por 59 minutos, mas no ultimo minuto, faltando 7.7 segundos o Devils empatou com Valeri Zelepukin, e forçou o jogo para o Overtime. Apenas no segundo overtime, Stephane Matteau tomou o puck de Fetisov na borda esquerda da zona de ataque, passou por trás do gol, e de wrap around fez o gol que levaria o Rangers a Stanley Cup, depois de 15 anos. Gol que contou com uma narração que iria ficar para história do time (clique aqui para conferir).
Na Stanley Cup, Rangers pegaria o Vancouver Canucks, de Pavel Bure.
No segundo jogo Rangers jogou muito, e ganhou do Canucks por 3 a 1.
No jogo seis, em Vancouver, o Cancusk começou liderando por 1 a 0 no primeiro, 2 a 1 no segundo, e 3 a 1 durante o terceiro. Ai o que aconteceu, o Cancusk tinha feito um gol, só que o juiz não tinha dado, e nessa mesma jogada o Rangers fez o gol que daria 3 a 2 ao Cancuks e chances de vitória. Contudo o juiz foi rever o lance e viu que foi gol do Canucks, que ganharam por 4 a 1 do Rangers, e forçaram o jogo sete no Madison Square Garden.
Brian Leetch ganhou o prêmio Conn Smythe, para melhor jogador do playoff, o primeiro jogador norte americano a ganhar esse prêmio.
E Mark Messier foi receber a tão desejada Stanley Cup.
Nessa Stanley Cup, contou com aparição dos primeiros Russos a ganhar o campeonato, Alexei Kovalev, Sergei Zubov e Sergei Nemchinov.
(CLIQUE AQUI E VEJA A ANALISE DO JOGO, E VEJA O JOGO 7 POR COMPLETO)
--------------- Pós Stanley Cup até o Lockout -----------
Mesmo com as grandes aquisições em 02-03 Rangers continuou jogando mau, e piorou quando Mike Richter sofreu uma concussão que acabou com sua carreira, em seu lugar ficou o goleiro que estava em apenas seu segundo ano, Dan Blackburn, mas ele era muito novo e não jogou bem, então Rangers adquiriu Mike Dunhan do Predators, contudo Rangers perderia Leetch por 2 meses, e em 30 de Janeiro, Trottier foi demitido e em seu lugar veio o próprio Glen Sather, que continuou fazendo nada, e com isso Rangers trouxe de volta Alexei Kovalev, e Aanson Carter, o time melhorou mas perdeu o playoff.
Em 03 -04 a coisa não melhorou, Rangers continuou ridículo, a única coisa que teve de bom no começo foi Mark Messier ficando em segunda da história em pontos, com 1851 em 4 de Novembro. Contudo Messier tinha 43 anos, não era mais aquele Messier de 94, e não podiar levar o time nas costas sozinho, e conforme passava a temporada pior a coisa ficava, com a torcida vaiando Sather, e pedindo sua demissão. Sather vendo seu emprego em perigo, adquiriu Jaromir Jagr e mandou embora Aanson Carter, o que inicialmente não adiantou de nada, e os fãs continuaram no seu pé. Sather então decidiu ficar como General Manager e pois como técnico Tom Renney, e começou a desmontar o time. Logo no trade deadline Sather mandou Kovalev para o Canadiens, Petr Nedved para o Oilers, Matthew Barnaby para o Avalanche, Martin Rucinsky para o Canucks e Chris Simon para o Flames, e a troca mais odiada por todos os fãs, Brian Leetch para o Bruins, afinal Brian Leetch mesmo velho, jogava com muita raça e vontade. E o mais interessante de tudo isso é que em nenhuma dessas trocas o Rangers adquiriu escolhas no Draft, ou nenhum bom prospecto. E Blackburn que era para substituir Richter, se aposentou com 22 anos, por uma grave contusão que acabou com sua carreira.
Em 04 - 05 outra greve aconteceu, mas desta vez não houve temporada na NHL.
----------------- Pós Lockout, até hoje. ------------------
Rangers estava de volta ao gelo apenas para 05 - 06, só que desta vez Rangers teria que se adaptar ao Salary Cap, e não poderia ficar gastando dinheiro em jogadores inúteis, como vinha fazendo até então, pois excederia o Salary Cap. E Rangers desta vez resolveu dar chance aos seus prospectos e aos jogadores que sobraram no time, e mesmo com a Sports Illustraded dizendo que Rangers seria o pior time da liga, e por mais uma vez ficaria fora dos playoffs, a história foi outra. Com Henrik Lundqvist, rookie ainda e fazendo uma bela temporada, Jaromir Jagr quebrando Record da franquia numa temporada de gols com 54, e em pontos com 123. Contudo mesmo indo bem, Lundqvist sofreu uma contusão que o afastou por parte de Abril e Rangers ficou em terceiro na conferencia, mas fez a melhor campanha desde 94. Nos playoffs, depois de perder o primeiro jogo por 6 a 1, Rangers contou com a contusão de Jaromir Jagr , que perdeu o resto da serie, e Rangers foi simplesmente detonado pelo Devils, perdendo os outros 3 jogos.
Na off- season Rangers adquiriu Brendan Shanahan, o que fez com que o Rangers virasse um dos favoritos da conferencia Leste. Logo no opening night, Jaromir Jagr foi nomeado Capitão do Rangers, primeiro capitão desde que Messier se aposentou, e Shanahan fez 2 gols que o fez chegar a marca de 600 na carreira. Contudo Rangers foi indo bem mais ou menos na temporada, um dos motivos era que Jagr ainda sentia aquela contusão que sofreu em New Jersey, contudo ele foi melhorando, e em 19 de Novembro, ele se juntou a Shanahan no clube dos 600, fazendo um gol contra o Tampa Bay, no Madison Square Garden. Contudo para o Rangers a coisa estava indo mal, chegaram a perder 7 jogos consecutivos, até que adquiriram Sean Avery numa troca com o Kings, o que deu ao Rangers uma energia, no gelo, uma agressividade incrível, e deu ao Rangers para a segunda metade da temporada uma das melhores campanha da NHL, fazendo o Rangers ir aos playoffs na sexta posição. Rangers pegou Thrashers na primeira rodada, Rangers dominou o Atlanta ganhando os primeiros dois jogos com grande participação no segundo jogo. Jogo foi para o Madison Square Garden com sua energizante torcida. Rangers ganhou jogo três por 7 a 0, com direito a Hat - Trick de Michael Nylander, e Ranger varreria o Thrashers no jogo quatro, com uma vitória por 4 a 2. O Rangers pegou o embalado Buffalo Sabres na segunda rodada, e perdeu os dois primeiros jogos, com grandes atuações de Ryan Miller, contudo no Madison Square Garden no jogo três, Rangers venceria por 2 a 1, com gol de Michal Rozsival no segundo Overtime, e ganharia o jogo quatro por 2 a 1 com uma atuação incrível de Henrik Lundqvist. Rangers foi a Buffalo e ganhava por 1 a 0 até o terceiro período, mais uma vez com uma atuação espetacular de Henrik Lundqvist, contudo com 7.7 segundo para acabar, Chris Drury fez para o Sabres, e forçou o overtime. No overtime, Maxim Afinagenov depois de um penalty de Blair Betts, deu a vitória para o Sabres. Rangers perderia um emocionante jogo seis, e a esperança de Stanley Cup.
Na off- season Rangers adquiriu via Free Agente Chris Drury a um contrato de cinco anos, 32.25 milhões, e Scott Gómez a um contrato de sete anos, 51.5 milhões. No Draft adquirimos Alexei Cherepanov, jogador considerado um dos melhores prospectos russos, que era para sair na TOP 5, contudo infelizmente Cherepanov morreu aos 19 anos, sem mesmo jogar pelo Rangers, Alexei Cherepanov morreu no gelo, durante um jogo do Avangard Omsk da KHL, mesmo time de Jaromir Jagr .
As expectativas para o Rangers eram grandes, agora o ataque contaria com mais dois bons jogadores, contudo demorou para o ataque funcionar, Rangers teve um Outubro ruim, mas se encontrou em Novembro, e voltou a jogar mau, até a metade da temporada. Na segunda metade Rangers jogou bem melhor e por mais uma vez foi aos playoffs. Na primeira rodada pegou o rival, New Jersey Devils, time que o Rangers havia vencido cinco dos seis jogos jogados na temporada regular. Rangers dominou o Devils em Newark, com grandes atuações de Lundqvist, mas Rangers perderia no jogo 3 no Madison Square Garden, no overtime por 4 a 3.Contudo Rangers venceria o jogo quatro e cinco por 5 a 3, e venceria a serie. Na segunda rodada Rangers pegou o Pittsburgh Penguins. Rangers começaria ganhando por 3 a 0 no primeiro jogo, mas tomou a virada e perdeu por 5 a 4, e Rangers perderia o jogo dois e três jogando um hóquei muito inconsistente. Contudo no jogo quatro, Lundqvist parou tudo, e Rangers ganhou por 3 a 0. Contudo Rangers perderia o jogo cinco, depois de perder por dois a zero emaptar, perderia no overtime. Na off- season Rangers perderia grandes jogadores, passando por uma grande mudança ofensiva, perdendo Jaromir Jagr para o Avangard Omsk da KHL, além dele perdemos Martin Straka que foi para SM - Liiga, e Michael Nylander foi para o Washington Capitals, e Brendan Shanahan que foi para o Devils. Para substituir Rangers contratou Nikolai Zherdev, Markus Naslund e contrataria Wade Redden, que na hora pareceu ser caro, mas boa contratação, faria a defesa melhorar.
As expectativas para o Rangers já não eram tão grandes, todo o peso ficaria para Zherdev, que era muito bom, mas novo. Rangers foi convidado pela NHL, para jogar o primeiro Victoria Cup, que era um jogo jogado entre o melhor time Europeu e um time convidado pela NHL. Rangers ganhou o Victoria Cup do Metallurg Magnitogorsk, em Bern na Suíça, por um placar de 4 a 3. Rangers também jogou uma serie de dois jogos contra o Tampa Bay em Praga, na República Tcheca, ganhando ambos jogos por 2 a 1. Rangers faria um belo outubro, perdendo apenas 2 jogos. Contudo pelos próximos três meses o Rangers foi ridículo, até que em Fevereiro, com mais um mês ridículo, o técnico Tom Renney foi demitido, e em seu lugar entrou Jonh Tortorella, e Rangers adquiriu reforçou ataque com Antropov e a defesa com Morris. O time melhorou em Março e conseguiu chegar aos playoffs. Nos playoffs, Rangers pegou o Washigton Capitals, Rangers ganharia os dois primeiros jogos com uma incrível atuação de Henrik Lundqvist que parou o poderoso ataque do Capitals. Contudo Rangers não conseguiu jogar tão bem no jogo três em casa, e perdeu por 4 a 0. No jogo cinco a vitória voltaria mais uma vez com Lundqvist fazendo um jogo incrível (na opinião deste humilde escritor, a melhor dele) e Rangers venceu o jogo por 2 a 1. Contudo em Washington o Rangers perderia feio, por 4 a0, e depois que Tortorella brigou com um fã, ele ficou fora do jogo seis, do qual Rangers perdeu, por 5 a 3. No jogo sete Rangers começou ganhando, mas mesmo com Lundqvist catando tudo, tomou o empate e a virada com gol de Fedorov nos minutos finais do jogo. Na off - season Rangers perderia Antropov para o Thrashers e Zherdev para a KHL, além de Morris para o Bruins e Naslund que se aposentou e depois voltou a jogar pelo MODO da Elitserien, , contudo fez uma grande troca, mandando Scott Gómez que havia decepcionado todos os fãs fazendo nada no ataque, para o Montreal Canadiens, isso liberou espaço no Salary Cap para trazer o goleador Marian Gaborik. Além de Gaborik veio também Vinny Prospal.
Com os Rookies, Artem Anisimov, Matt Gilroy e Michael Del Zotto entrando no time, Rangers teve um começo de 09 - 10 muito bom, contudo mais uma vez caiu de produção depois de Novembro, jogando um hóquei muito ruim, muito inconsistente, só foi melhorar perto do Olympic Break. Para tentar melhorar o ataque, que embora com Gaborik fazendo uma temporada incrível, mas o atque era muito dependente dele, Rangers adquiriu Jokinen, Prust e Shelley, o ataque melhorou, Rangers começou a jogar melhor mais ainda incosistente, contudo disputou com o Philadelphia Flyers a última posição dos playoffs, numa serie de dois jogos, sendo os dois últimos de ambos os times. Rangers ganhou o primeiro, mas perdeu o segundo nos shootouts, ficando a um ponto de fazer os playoffs. Nesta temporada contou com uma participação ridícula de Wade Redden, que é considerado por muito como uma das piores contratações que já teve.
----------------------------- Futuro -----------------------
_________________________________________________
Está matéria será atualizada por mim ou por outro editor do Blog conforme a história for mudando, fiquem ligados nas atualizações que serão avisadas em posts no Blog Rangers Brasil, e no Twitter do Rangers Brasil
Muito bom esse blog.. só terminei de ler a história hoje, mas muito bom. Só achei que faltou uma coisa muito tragica. Na matéria não consta que o Cherepanov morreu, com certeza ele faz parte da história do Rangers, mesmo não tendo jogado nenhuma partida pela blueshirt.
ResponderExcluiropa, vou acrescentar isso.
ResponderExcluirAcrescentado!
ResponderExcluir"contudo infelizmente Cherapanov morreu aos 19 anos, sem mesmo jogar pelo Rangers, Alexei Cherapanov morreu no gelo, durante um jogo do Avangard Omsk da KHL, mesmo time de Jagr."
Vlw Rodrigo!
E se tu quiser participar o Blog, será bem vindo, afinal tu é um dos editores do Rangers Brasil.
E além do Rodrigo peço que a galera de um feedback sobre o que achou do post!
E deem mais feedback galera!
ResponderExcluir