sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jaromir Jagr


Jaromir Jagr nasceu dia 15 de Fevereiro de 1972, em Kladno na antiga Tchecoslováquia, e aos três anos de idade já sabia patinar no gelo, e entrou para o hóquei profissional jogando pelo seu time de infância HC Kladno.

Jagr foi Draftado pelo Pittsburgh Penguins no Draft de 1990, e formando a Czechmate, que soa como “Cheque Mate”, com seu amigo Tcheco Jiri Hrdina, mais um time incrível liderado por Mario Lemieux, o Penguins ganhou a Copa Stanley de 91, 92.

Em 94 - 95, Jagr teve uma temporada espetacular, e fez 70 pontos (lembrando que está temporada foi mais curta por causa da greve) empatando com Eric Lindros na briga pelo Art Ross Trophy. Jagr ganhou por ter mais gols, com 32. Na temporada seguinte, em 95 - 96, Jagr fez mais uma incrível temporada, fazendo um Record de pontos para um jogador europeu com 149 pontos, fazendo 62 gols e 87 assistências, sendo a melhor marca de sua carreira. Contudo não ganhou nem o Hart Trophy nem o Art Ross Trophy, graças a uma temporada mais incrível ainda de Mario Lemieux que fez 162 pontos.

Após a saída de Ron Francis em 97 - 98, Jagr se tornou capitão do Penguins, e de 97 a 00, Jagr ganhou o Art Ross Trophy para o jogador com mais pontos da liga. Em 99, Jagr ganhou o prêmio de MVP da NHL, e o prêmio Lester B. Pearson, e nesta temporada fez um jogo de sete pontos, com três gols e quatro assistências.

Em 2000 - 2001, Jagr não fez uma temporada tão espetacular como na última, e com Mario Lemieux de volta de sua aposentadoria, Jagr foi perdendo o espaço como capitão do time e com o salário de Lemieux, o Penguins não podiam pagar por Jagr, e o trocaram junto com Frantisek Kucera para o Washington Capitals no dia 11 de Julho de 2001, por Kris Beech, Michal Sivek, Ross Lipaschuk. Naquele mesmo ano o Capitals assinou um contrato com Jagr por 7 anos, 77 milhões, o maior salário até então.

Com um salário bem gordo e grandes expectativas, Jagr não fez o que se esperava dele, e o Capitals perdeu os playoffs em 2002. Mesmo juntando ele com Robert Lang, a coisa não funcionou, Jagr não foi aquele Jagr de mais de 100 pontos do Penguins, contudo Capitals foi aos playoffs mas perdeu para o Tampa Bay na primeira rodada.

Querendo cortar gastos, o Capitals tentou trocar Jagr, mas poucos times arriscaram em adquiri-lo, afinal o salário dele era de 11 milhões, contudo o Capitals conseguiu trocá-lo para o New York Rangers, e o Rangers mandou Aanson Carter e no acordo Capitals pagaria 4 milhões de dollares do salário de Jagr. Contudo o salário de Jagr foi reduzido após a greve de 2004 - 2005, já que com o novo Salary Cap, o máximo de salário permitido era 7.8 milhões.

Durante a greve de 04-05, Jagr jogou pelo Avangard Omsk da antiga RSL , e pelo HC Kladno.

Em 05-06, Rangers vinha de 7 anos consecutivos sem playoffs, e depois de limpar a casa trocando os jogadores que ganhavam muito e não faziam nada, e com a aposentadoria de Mark Messier, era esperado que o Rangers fosse o pior time da liga (para mais informações confira a história completa do New York Rangers). Contudo Jagr não concordou com que todo mundo falava, e achou que Rangers tinha chances de chegar aos playoffs. E Jagr começou com tudo a temporada, sendo o quarto jogador da história, a fazer 10 gols em menos de 10 jogos. Jagr fez uma temporada espetacular, batendo records de gols para a franquia, com 54 passando Adam Graves, Record de pontos com 123 pontos, Record de power play gols com 24, Record de mais shoots no gol com 368, Record de mais gols, assistências e pontos para um Right Wing, e empatou em mais gols da vitória com Mark Messier com 9, e nessa mesma temporada Jagr se tornou o líder em pontos para jogadores Europeus, passando Steve Mikita. Contudo . Jagr não ganhou nem o Art Ross, nem o Hart Trophy, nem o Maurice Richar Trophy por ser passado por Joe Thorton, e Jonathan Cheechoo, perdendo os prêmios na semana final da temporada, contudo ganhou mais um Lester B Pearson Award.

Nos playoffs Jagr contundiu o ombro no terceiro período do primeiro jogo contra o New Jersey Devils, o que impediu ele de dar o melhor de si na serie, e Rangers foi varrido.

No primeiro jogo da temporada 06 - 07 contra Washington Capitals, Jagr foi nomeado o 24 capitão do time, sendo o primeiro capitão desde que Mark Messier se aposentou, nesse mesmo jogo, ele marcou com 30 segundos do primeiro período, em seu primeiro shoot no gol.

No dia 19 de Novembro de 2006, de rebote Jagr fez o gol de numero 600 de sua carreira, tornando-se o décimo sexto jogador a chegar nesta marca. Semanas antes Brendan Shanahan havia feito o seu gol de numero 600, o que tornou essa dupla a única da história a fazer seus gols de numero 600 na mesma temporada e mesmo time. (para ver o gol clique aqui)

Em 10 de Fevereiro Jagr fez o 1500 ponto na carreira, numa assistência para Rozsival, se tornando quarto jogador mais rápido a chegar a tal marca.

Em 5 de Abril de 2007, Jagr fez o gol de numero 30 na temporada, empatando com Mike Gartner com uma seqüência de 30 ou mais gols durante 15 temporadas consecutivas.

Nesta temporada o Rangers varreria o Atlanta Thrashers na primeira rodada, mas perderia para o Buffalo Sabres na segunda rodada em seis jogos.

Quando Jagr fez o seu quarto gol da temporada em 14 de Novembro de 07, contra o New Jersey Devils no Prudential Center, Jagr se tornou o único jogador da história a fazer gol em 53 arenas diferentes. Jagr infelizmente não fez uma boa temporada em 07-08.

Rangers foi aos playoffs, passou pelo Devils na primeira rodada mas perdeu para o Penguins em cinco jogos na segunda, Jagr fez seu último jogo no Mellon Arena, contra o time onde começou a carreira, e perdendo. Seu último gol também foi contra o Pittisburgh Penguins, um golaço por sinal, de contra ataque (clique aqui para ver os últimos cinco gols de Jagr).

Jagr deixava a impressão que iria acabar a carreira, pois a cada vitória em casa do time, ele chamava o time para ir ao center ice, e fazer a saudação a torcida, isso que virou uma tradição do time.

Jagr acabou na NHL em décimo terceiro em gols com 646, e nono em pontos com 1599.

Na off-season de 2008, Jagr era Free Agent pela primeira vez em sua carreira, e com Glen Sather dizendo que ele não voltaria mais ao time, Jagr decidiu acabar a carreira na Rússia, mesmo tendo ofertas de times da NHL. Jagr foi para o Avangard Omsk time do qual ele jogou na greve de 04-05, fazendo a primeira temporada do time na nova liga russa, a Kontinental Hockey League (KHL), onde Jagr assinou por 2 anos, 10 milhões por ano.

Em sua primeira temporada com Avangard, Jagr fez 25 gols, sendo o segundo da liga, 28 assistências, o terceiro da liga, e 53 pontos o sétimo da liga. Liderou o time a azarão dos playoffs ganhando do melhor time da KHL, Salavat Yulaev em 4 jogos, mas perdeu para o Ak Bars Kazan em sete jogos na segunda rodada.

Em sua segunda temporada no Avangard, Jagr fez até que uma boa temporada, mas não tão boa como a sua primeira, o Avangard foi aos playoffs, mas foi varrido em três jogos para o Neftekhimik.

Mesmo sendo Free Agent, e com muitos rumores dele indo a NHL, Jagr assinou por mais um ano com o Avangard Omsk.

Mesmo tendo uma certa idade, há vários rumores de que Jagr ainda jogará pelo time de seu pau HC Kladno.

Internacionalmente, Jagr começou jogando pelo Mundial IIHF em 94 junto com Martin Straka, contudo por causa de contusões ele não jogou vários jogos e a República Tcheca caiu nas quartas de final. Em 96 Jagr foi chamado de novo, mas estava com gripe e contundido, e não fez um bom torneio e a República Tcheca nem playoff chegou, contudo Jagr deu a volta por cima, em nas Olimpíadas de Inverno de Nagano em 98 Jagr liderou os Tchecos para o terceiro Ouro da história.

Jagr voltou a jogar pelos Techos apenas no Mundial de 2004, em Praga, contudo time perdeu nas quartas de final. Jagr voltou em 2005 onde mesmo com o dedo quebrado ganhou a medalha de ouro do Mundial IIHF.

Na Olimpíada de Turin, mesmo se machucando em alguns jogos Jagr conseguiu jogar, e os Tchecos ganharam a medalha de Bronze.

Na Olimpíada de 2010 em Vancouver, Jagr fez um belo torneio, e jogando no Canadá, os rumores dele voltar a NHL era grande afinal ele se tornaria Free Angent de novo, Os Tchecos conseguiram o quarto lugar.

No Mundial IIHF de 2010, Jagr mais uma vez conseguiu levar o time a final, que bateu os até então invencíveis russos, que estavam invictos a dois torneios, Tchecos ganharam por 2 a 1. (mais sobre o jogo clique aqui).






Dos jogadores Europeus, Jagr é o melhor, pelo menos até os dias de hoje. A liderança de Jagr é uma coisa incrível, um jogador muito bom nas bordas, muito bom fazendo jogadas, e muito bom marcando, Jagr é com certeza um dos melhores jogadores de todos os tempos e futuro Hall da Fama do hóquei. Jagr é também um dos poucos a ganharem Stanley Cup, Mundial IIHF e Olimpíadas, e mesmo não tendo jogado maior parte de sua carreira no Rangers, ele é dos grandes ídolos de todos os torcedores blueshirts, e para esse editor a quem vos fez esta matéria é o maior ídolo do hóquei.



2 comentários:

  1. concerteza foi um dos melhores de todos os tempos só verem os numeros dele. Ajudou muito os PENS quando o Mario se tratava do cancêr. É mito simplesmente. Boa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu fico pe da vida pq só consegui voltar a assistir NHL (faculdade fora sem net) quando ele saiu do Rangers.
    É um jogador sensacional, junto com Hasek conseguiu ganhar Nagano 98 (sério baixei o torrent dessa competição é sem noção o que os dois jogaram- principalmente o Dominic Hasek-goleiro.)
    Grande jogador, top de linha, mestre, dominador, enfim um dos melhores.

    ResponderExcluir

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme