terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rod Gilbert


Rod Gilbert nasceu dia primeiro de Julho de 1941, começou sua carreira no hóquei na OHA, com o time Guelph Biltimore Mad Hatters. Ganhou o Memorial Cup em 59-60. Em 61 o time mudou de nome para Royals, e Gilbert foi líder da liga em pontos e em gols, marcando 54 vezes, totalizando 103 pontos. Em seu último jogo de Junior, ele foi chamado para o Rangers, contudo ele se machucou feio em seu último jogo, graças ao gelo que estava em péssimas condições. Ele caiu, bateu nas bordas e quebrou a quinta vértebra. Para piorar, os médicos tiveram que tirar um osso de sua perna para por no lugar da quarta, quinta e sexta vértebras.

Gilbert foi chamado para jogar no Rangers logo na semi-final contra Toronto em 1962 para substituir o machucado Ken Schinkel, e começou com tudo, fazendo cinco pontos em quatro jogos. Jogou na linha com Dave Balon e Jonny Wilson.

Na sua temporada de estréia da NHL ele fez 31 pontos, e em sua segunda temporada ele fez a primeira com 20 gols ou mais fazendo 24, e em sua terceira temporada fez 25 gols. No entanto, por pouco sua carreira não acabou, foi descoberta mais uma contusão na vértebra, e depois de jogar metade da temporada de 65-66 ele teve que parar de jogar pelo resto da temporada. Todavia, voltou para a temporada 66-67 fazendo 28 gols, levando o time aos playoffs depois de cinco anos.

Em 70-71 Gilbert passou a jogar na primeira linha com Jean Ratelle e Vic Hadfield, formando com isso a GAG line (goal-a-game), que liderou o time para uma temporada de 107 pontos, mas o time caiu na semi-final. Na temporada seguinte, 71-72, Gilbert fez a melhor temporada de sua carreira com 43 gols e 97 pontos, e a sua linha fez história sendo a primeira a ter os três jogadores fazendo mais de 40 gols numa temporada. O time foi a Stanley Cup pela primeira vez desde 49-50, entretanto, perdemos para o Boston Bruins.


Em 1972, Gilbert representou o Canadá na Summit Series contra a União Soviética. Entre 72 e 77 ele faria no mínimo 75 pontos por temporada, mas não conseguiu fazer o Rangers passar da semi-final. Em 24 de Março de 74, ele foi o primeiro Ranger na história a atingir a marca de 300 gols. Em 1976 ganhou o prémio Bill Masterton Memorial Trophy por sua dedicação ao esporte dentro e fora do gelo.

No dia 12 de Dezembro de 1972 Gilbert fez o jogo de número mil de sua carreira, e nesse jogo fez um Hat-trick para dar a vitória ao Rangers em cima do Canadiens.

Em 1977 ele se juntou ao time do Canadá no Mundial da IIHF, e junto com Walt McKechnie e Guy Charron, o Canadá ficou em quarto na competição.

Em 77-78 Gilbert teve vários problemas de contrato com o General Manager do Rangers da época, John Fergunson, e ficou 15 partidas sem jogar, contudo quando Gilbert voltou, não estava muito bem, e jogou apenas 19 jogos e fez apenas 9 pontos, antes de se aposentar depois de 19 anos de carreira, sem levar o time a uma conquista da Copa Stanley.

Em 14 de Outubro de 1979 o número 7 de Rod Gilbert foi aposentado pelo time, e foi o primeiro jogador a ter seu número aposentado.

Em 1982 Gilbert entrou para o Hall da Fama do Hóquei.

Gilbert hoje é dono do restaurante Gilbert’s na terceira avenida perto da rua 75 em Manhattan



Gilbert foi um dos jogadores mais rápidos para sua época, com uma grande habilidade para se livrar dos defensores, além de ter um excelente shoot, não ter medo ter ir para jogadas físicas na borda e ir para frente do gol chamar atenção dos defensores. Gilbert é, em questão de números, o melhor Ranger de todos os tempos, sendo primeiro em pontos, primeiro em gols e segundo em assistências.


2 comentários:

  1. Veja que a identificação dele com Nova York é tão grande que mesmo vinte anos após a aposentadoria, ele ainda mora lá

    ResponderExcluir
  2. É incrivel isso mesmo, o cara ama New York, ama o time os fãs... ainda hoje, emboira velho tem alguns programas sociais junto ao Rangers.... é um mitooO!!

    ResponderExcluir

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme