domingo, 25 de julho de 2010

Alexei Cherepanov

Alexei Andreyvevich Cherepanov, nasceu dia 15 de Janeiro de 1989,morreu em 13 de Outubro de 2008, ele era um winger russo que jogava pelo Avangard Omsk, pela Kontinental Hockey League (KHL). O New York Rangers, da National Hockey League (NHL) draftou Cherepanov na 1ª rodada (17º) no draft de 2007. Cherepanov representou a Rússia por três torneios internacionais, ganhando a medalha de ouro no Mundia sub-18 da IIHF e uma medalha de prata e outra de bronze no Mundial sub-20 da IIHF. Ele morreu com 19 anos, depois de um colapso no banco de reservas durante um jogo da temporada regular na KHL.


Carreira

Apelidado de
Siberian Express (Expresso siberiano), Cherepanov estava na 3ª temporada com o Avangard, time do sudeste da Sibéria. Na sua temporada de estreia bateu em números de pontos, estrelas da NHL, como Evgeni Malkin, Alexander Ovechkin e Ilya Kovalchuk. Cherepanov bateu o numero de gols de um rookie na KHL, superando Pavel Bure que fez 17 gols em uma temporada.

No dia 22
Junho de 2007, Cherepanov foi draftado na 17ª posição da 1ª rodada do draft d
e 2007 pelo Rangers, depois de ter sido considerado um top 5, e o melhor europeu disponível.

Entrando na temporada de 2008-2009,
Cherepanov só tinha mais esse ano de contrato com o Omsk. O Rangers tinha esperança de poder traze-lo a Nova York para o desenvolvimento de prospectos ou para o training camp, mas com um problema entre a NHL e a Federação Internacional de Hockey (sigla em inglês, IIHF), Cherepanov ficou na Russia, e o Rangers ficou esperando para assinar com ele em 2009.

No dia 3 de
Outubro de 2008, Alexei empatou o numero de gols em jogos seguidos do Avangard Omsk, ele marcou gol em 6 jogos consecutivos.


Carreira internacional

Cherepanov representou a Rússia no Mundial de juniores em 2007. A Rússia ficou em 2º lugar, ele foi escolhido um dos all-star do torneio e ganhou o premio de melhor forward (atacante).

No Mundial de hóquei
sub-18, Cherepanov liderou a Rússia para ganhar a medalha de ouro. Na final contra os Estados Unidos ele fez o gol que de a vantagem para a seleção russa no 3ª periodo. Cherepanov foi escolhido pela imprensa para o all-star team do
torneio. Ele marcou 5 gols, e fez 8 pontos ficando em 2º em quem marcou mais pontos para a Rússia. O primeiro foi o Nikita Filatov que fez 9 pontos.

Durante o jogo 2 da Super Series de 2007 entre
Rússia e Canada, Cherepanov colidiu com o forward canadense Brandon Sutter e sofreu uma concussão. No outro dia, foi noticiado que ele ia ficar de fora de 8 jogos. A seleção russa ficou sem ganhar até o final da série.

Cherepanov tambem liderou a Rússia para a medalha de bronze do Mundial Junior de 2008. Ele fez 3 pontos na disputa do 3º lugar, contra os Estados Unidos.

A morte

Cherepanov morreu em Chekhov, na Rússia no dia 13 de Outubro de 2008 depois de um colapso no banco de reservas, durante um jogo da Kontinental Hockey League (KHL), o jogo era entre o Avangard Omsk contra o Vityaz Chekhov. Ele jogava junto com o Jaromir Jagr, outro que jogou no Rangers, e depois de que eles sairam do gelo, os dois ficaram conversando e derrepente Cherepanov desmaiou. Depois que ele foi atendido no banco de reservas, ele foi carregado até o vestiario, onde ele acordou algumas vezes, ele foi levado a UTI, mas era tarde de mais. A ambulancia, que deveria estar no ginásio, tinha saido do mesmo no intervalo do jogo e depois foi chamada de volta para atender Cherepanov. Os médicos chegaram depois de 12 minutos de atraso e a bateria do desfribilador, que seria usada para o coração do Cherepanov voltar a bater, estava descarregada. Aproximadamente 20 minutos depois, ele chegou ao hospital. Os médicos conseguiram ressucitá-lo 2 vezes rapidamente antes de Cherepanov morrer em definitivo.

A
exata causa da morte de Cherepanov virou uma disputa. Os médicos da região de Chekhov falam que a causa da morte foi por isquemia cronica, que é a falta de suprimentos sanguineos para um tecido orgânico. Os médicos da liga falam que ele morreu por cardiomiopatia hipertrófica, que é uma doença do miorcadio (musculo do coração) na qual uma porção do miocardio está hipertrofiada (espessada) sem nenhuma causa óbvia. É a causa mais comum de morte em atletas jovens, que é o caso do Cherepanov, tinha apenas 19 anos de idade. Nos dias seguintes, os legisladores russos disse que estava suspeitando de negligencia por partes dos paramédicos, com isso, a possibilade de abrir um inquérito era grande.

No dia 29 de Dezembro de 2008, investigadores russos revela que
Cherepanov sofria de miocardite, que é a inflamação do miocardio (musculo do coração) e que Cherepanov não podia estar jogando hóquei profissionalmente. O comite de investigação federal anunciou a analise quimica do sangue e da urina do Cherepanov e concluiu: por varios meses Alexei Cherepanov estava se dopando. Fontes oficiais baniram o estimulante que Cherepanov estava tomando
. Uma reportagem revelou que Cherepanov não estava se dopando, e sim, usando esse remédio para curar o problema que ele tinha no coração. Em 2009, ninguem tinha sido culpado pela morte do expresso siberiano, entretanto, o presidente, general manager e o médico do Avangard Omsk, pelo qual o Cherepanov jogava, foram suspenso pela KHL por um tempo indeterminado. Outro médico do Avangard foi suspenso por 2 anos e o presidente do Vityaz Chekhov, time do ginasio pelo qual Cherepanov jogou o seu ultimo jogo, foi suspenso pela KHL por um tempo inderteminado.

Legado

O ultimo time do Cherepanov, o Avangard, criou um museu para honrar a vida dele. E aposentou a camisa numero 7,que era usado por Cherepanov.

A
National Hockey League (NHL) deu ao Rangers, um compensatory pick no draft de 2009.

A
Kontinental Hockey League (KHL) nomeou de Cherepanov, o premio do rookie of the year da liga.


Videos

Bom, eu (Juan) estou só acrescentando dois videos, um que mostra quando ele sofreu o infarto, e tentam socorre-lo e outro com os melhores momentos dele





9 comentários:

  1. Belo post Rodrigo! Belo post.

    Uma pena ele ter morrido, tinha tudo para ser o próximo Ovechkin, próximo russo goleador da liga, os outros times bobearam em não pega-lo antes, e uma coisa que gosto no Rangers e não ter medo em arriscar em jogadores Russos, se tem um fodastico, vão lá e paga! Pena que não fizeram último Draft mais ai é outra história!
    Sò fico imaginando.... Cherepanov, Grachev, Anisimov numa mesma linha,que estrago seria!

    E ah, to adicionando dois videos, e pondo o link no post da História, e também no post Jogadores Históricos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeeu Juan.

    É, eu ia pedi para voce fazer isso mesmo, mas voce foi mais rapido que eu. Outra coisa, eu não to conseguindo por o tamanho da letra igual aos outros posts, voce poderia fazer isso pra mim?

    ResponderExcluir
  4. mano a cena foi muito trágica. Lembro-me quando eu tinha assistido ela pela primeira vez. Tinha ficado meio assustado com o ocorrido. É uma pena. Seria mais um russo de grande futuro

    ResponderExcluir
  5. esse lance ae do desfibrilador descarregado foi a gota d'agua da história

    ResponderExcluir
  6. Eh... KHL totalmente despreparada mesmo, e o pior foi não ter tido nenum media de prevenção, para ver se ele podia jogar.

    ResponderExcluir
  7. Foram muitas as falhas, principalmente da KHL. Ter deixado ele jogar mesmo estando com a doença, ter liberado a ambulancia a ir embora no meio do jogo, o desfribilador está descarregado. A KHL foi uma liga muito amadora, e olha que ela queria ser uma NHL da Europa, fazendo essas coisas, nunca vai ser.

    ResponderExcluir
  8. Triste ver um cara tão jovem morrer de uma forma tão fútil

    ResponderExcluir

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme