sexta-feira, 23 de julho de 2010

Conn Smythe



Conn Smythe nasceu 1 de Fevereiro de 1895, veio de uma familia pobre e teve varios problemas familiares em sua infância e adolescência, perdeu sua mãe quando tinha apenas 11 anos, e ele diz que ela morreu por ser alcoólatra, e por causa disso Smythe nunca foi um cara de beber. Começou a praticar esportes na Jarvis Collegiate Institute, jogando hóquei, rugby, e basquete. Entrou para a faculdade de Engenharia Civil na Universidade de Toronto, onde jogou hóquei como center, e foi capitão do Varsity Blues, e os levou as finais da Ontario HockeyAssosiation Junior em 1914 e 1915, sendo que em 1915 o técnico adversário era Frank J. Selke, que viria a trabalhar para Smythe mais tarde.


Os estudos de Smythe parou após 1915, pois ele participou da primeira guerra mundial onde até organizou um time de hóquei enquanto treinava na 40th Battery of Hamilton, contudo o time não jogou uma temporada inteira, pois a 40th foi a guerra.

Acabando a primeira guerra mundial, Smythe voltou a Toronto e com o salário que recebeu do exercito, Smythe entrou para a venda de areia por um tempo, mas voltou a cursar Engenharia Civil em 1920, e após acabar a faculdade e casar, Smythe retornou ao negócios de venda de areia, e abriu uma companhia. Junto disso, Smythe era técnico do time da Universidade de Toronto, e graças a isso que ele se envolveu com a NHL, graças a viagens do time a Boston onde o time teve grande sucesso, em 26 o dono do Boston Bruins, Charles Adams, recomendou Smythe a John S. Hammond, representante do New York Rangers que buscava alguém para construir o Rangers que faria sua primeira temporada em 1926. Smythe foi contratado para acahr os jogadores, e depois viraria técnico do time e General Manager, Smythe montou o time, encontrando jogadores como os irmãos Cook, e Frank Boucher, e outros bons jogadores.

Mesmo construindo o time, em 27 de Outubro de 1926 Jonh S. Hammond, demitiu Smythe antes mesmo do Rangers ter jogado seu primeiro jogo na NHL para contratar Lester Patrick. Conn Smythe acreditou que a causa dessa demissão foi por que ele não assinou com Babe Dye ( um grande jogador da década de 20,que havia sido líder em gols na temporada por dois anos).

Mesmo não sendo técnico nem Genaral Manager do time, Conn Smythe foi convidado por Rickard para a noite de abertura, que inicialmente ele recusou, mais com a insistência de sua mulher ele acabou indo, e viu o Rangers ganhar seu primeiro jogo em cima do Montreal Maroons por 1 a 0.Rickard nesta noite ofereceu a vice presidência do time, mas ele recusou pelo mau entendido com Hammmond, que o indenizou pagando 7500 dollares, quando Smythe achava que merecia 10000, com isso, Rickard ordenou a Hammond a pagar os 2500 restantes. Smythe retornou a Toronto mas antes passou em Montreal onde apostou os 2500 em um jogode futebol de Toronto, e ele ganhou, e com esse dinheiro, 5000, apostou de novo, agora no Rangers, e ganhou, transformando 2500 em 10000.

Smythe fez história ainda no Madison Square Garden mais tarde, quando foi técnico do Maple Leafs, em um jogo New York Rangers e Toronto Maple Leafs, ele se desentendeu com o juiz, e resolveu cuidar do problema com suas próprias mãos:


Após sair do Rangers, Smythe teve a oportunidade de ser técnico do St Pats, contudo ele recusou, ele queria ser dono ou ser parceiro do time, e após um tempo a oportunidade apareceu, contudo um grupo queria levar o time a Philadelphia, contudo Smythe juntou um dinheiro, junto com varios amigos investidores, manteram o time em Toronto, e mudaram onome do time para Toronto Maple Leafs.

Daqui para frente não vou dar muitos detalhes, afinal isso envolveria a história do Toronto Maple Leafs, e este Blog é sobre a História do New York Rangers, mas um apanhado geral é que em Toronto, ele construiu uma nova arena para o time, foi técnico, General Manager e até dono majoritário do time, e com ele o Toronto Maple Leafs ganhou 11 Stanley Cups, e Smythe surpevisionou a construção do Hall da Fama da NHL em 1961. Graças a todas suas contribuições ao Hóquei, a NHL deu seu nome ao Trofêu que é dado ao melhor jogador dos playoffs, o Conn Smythe Trophy,que após a sua morte passou a ser chamado Conn Smythe Memorial Trophy.


Smythe morreu dia 18 de Novembro de 1980, com 85 anos, mas seu legado para o hóquei é eternizado.


Embora tenha sido o fundador do Toronto Maple Leafs, e tenha feito história por lá, a herança que Conn Smythe deixa ao New York Rangers é muito grande, graças a ele Rangers teve a The A line, com Boucher e os irmãos Cook, que lideraram o Rangers na Stanley Cup de 27 - 28, 32 - 33, graças a o grande time montado por Smythe que o Rangers foi um grande sucesso, e é um dos times mais tradicionais da NHL hoje. Se não fosse graças a um mau entendido, a história seria outra.


Frase filosofica para esta história:

" Smythe não fez história com o Rangers, mas o Rangers fez história graças a Smythe."



2 comentários:

  1. Juan, bela matéria sobre Conn Smythe!!! Parabéns!

    Vou deixar na minha lista de pendências uma matéria dele, mas pelo lado do Toronto Maple Leafs! Aí conseguimos cobrir a história de Conn Smythe!

    Abraço e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Se você quiser fique a vontade até para pegar coisas desta matéria.

    Abraço! E confira as outras matérias que envolve o Blog A História do New York Rangers

    ResponderExcluir

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme