quinta-feira, 22 de julho de 2010

Henrik Lundqvist


Nasceu em Are, na Suécia em 1982, tem um irmão gêmeo, Joel Lundqvist, e ambos Henrik e Joel, nasceram em uma regiam onde o esporte mais popular é o alpinismo, contudo decidiram seguir a vida do hóquei. Seu pai, trabalhava para uma empresa que patrocinava o Frolunda Indians, e levava Joel e Henrik para ver todos os jogos do time. Em 1990 eles começaram a jogar hóquei para valer mesmo, e durante um treino precisava-se de goleiro, e quando o técnico perguntou se alguém topava, Joel apontou para seu irmão Henrik, e ai começou sua carreira. Em 93, os Lundqvists se mudaram para Bastad, para apoiar a carreira esportiva de Joel, Henrik e a irmã, Gabriela que jogava Tennis. Henrik e Joel começaram jogando pelo Rogle BK da segunda divisão da Elitserien, e foram chamados por um time da região da Scania na Suécia em 95. Henrik e Joel foi chamado para representar a Scania num torneio nacional que envolve os melhores jogadores de cada distrito da Suécia em 96,97. Em 97 - 98 Frolunda tinha grande interesse nos irmãos, que ainda jogavam pelo Rogle. O técnico Junior do Frolunda, Janne Karlsson, falou com o pai dos irmãos Lundqvist, que avisou a eles o grande interesse do Frolunda.

Após uma boa pré - temporada com o Frolunda, Henrik Lundqvist fez seu primeiro jogo em 2000, mas perdeu por 4 a 2 contra o Brynas. Contudo ganhou fora de casa do Bjokloven, parando 18 shoots e cedendo apenas 1 gol. Em seu terceiro jogo contudo, cedeu 2 gols e foi retirado do jogo, perdendo lugar para o veterano Hakan Algotsson, e depois de 10 jogos sem jogar, e quando jogou perdeu para Djugardens. Henrik perderia seu lugar no time com a vinda do americano Tommy Boustedt, e Lundqvist voltou para a segunda divisão e jogou pelo IF Moldal, antes de jogar pelo time junior do Frolunda, onde nem no Moldal e nem no Frolunda conseguiu jogar bem. Lundqvist participou de um jogo de exibição contra o Canadá e cedeu 6 gols e foi retirado do jogo. Vendo a péssima fase de Lundqvist os técnicos nacional Bo Lennartsson e Mikael Tissel ficaram preocupados, e decidiram conversar com ele. Lundqvist deu a volta por cima no Wolrd Junior Championship de 2001, onde Lundqvist liderou a Suécia para um quarto lugar. Passou o resto da temporada no time junior do Frolunda onde liderou em minutos da liga. Nos playoffs liderou o Frolunda para ganhar o Anton Cup em cima do Leksands IF por 5 a 2 na final.

Em 2005 Lundqvist quebrou quatro records da Elitserien, o de GAA com 1,05, SV% com 96,2%, mais tempo sem tomar um gol com 172 min 29 sec, e 6 shutouts, ganhando prêmio de melhor goleiro e jogador da liga, além de ganhar dois títulos com o Frolunda, em 2003 e 2005.

Henrik Lundqvist havia sido draftado pelo Rangers em 2000, na sétima rodada.

Lundqvist só começou no New York Rangers em 05 - 06, com a contusão de Kevin Weeks, fazendo seu primeiro jogo em 5 de Outrubro de 2005, perdendo para o Devils numa derrota por 3 a 2. Contudo deu o troco no Devils e fez sua primeira vitória na NHL no dia 12. E seu primeiro shutout veio contra o Panthers no dia 17. Lundqvist com isso foi o primeiro rookie desde John Vanbiesbrouck a fazer um shutout ( na história do Rangers), e Lundqvist quebrou o record de Jim Henry e Johnny Bower de vitórias para um rookie (também na história da franquia), fazendo 30 vitórias. Levou o Rangers aos playoffs depois de sete anos fora, contudo ele não continuou bem nos playoffs, e Rangers foi varrido pelo New Jersey Devils, com Lundqvist tendo uma GAA de 4.40. Nessa temporada ele concorreu a Vezina Trophy, mas ficou em terceiro, e não concorreu a Calder por competir com Crosby, Ovechkin e Phaneuf.

Jogando bem na segunda temporada, apareceu um apelido dado pelos fãs e companheiros, The King, e King Henrik. A torcida a cada defesa espetacular realizada por Lundqvist grita Hen-Rik! Hen - Rik! Nesta mesma temporada, Lundqvist foi o primeiro goleiro a ter de enfrentar seu irmão numa partida, num jogo contra o Dallas Stars, com vitória do Rangers. Fazendo mais uma temporada incrível, e levando o Rangers a segunda rodada dos playoffs, Lundqvist foi candidato de novo a Vezina Trophy, mas de novo perdeu.

Assinando um contrato de um ano, e depois no meio da temporada de 07 - 08 assinando um de seis anos, Lundqvist fez mais uma fez uma excelente temporada, fazendo 10shutouts, passando Giacominin e empatando em terceiro com Chabot, para mais shutouts numa mesma temporada na história da franquia, levando o Rangers de novo a segunda rodada dos playoffs, mas perdendo para o Penguins.

Em 08 - 09 Lundqvist fez seu primeiro jogo num All - Star game, que aconteceu em Montreal. Nesta mesma temporada ele fez mais uma vez 30 vitórias, e levando o Rangers mais uma vez aos playoffs, só que desta vez, mesmo com performances miraculosas de Lundqvist, o Rangers perdeu em sete jogo para o Capitals na primeira rodada. Em 09 - 10 Lundqvist mais uma vez fez 30 vitórias, sendo o primeiro na história da NHL, a fazer mais de trinta vitórias em suas primeiras quatro e cinco temporadas, contudo Rangers não foi aos playoffs, mesmo com Lundqvist jogando bem, o time não estava bem.


Internacionalmente Lundqvist jogou muito pelo time Suéco, liderou a Suécia a um quarto lugar no World Juniors em 2001, perdendo para o Canadá na disputa do Bronze. Foi chamado para representar a Suécia no Mundial IIHF em 2003, mas foi o terceiro goleiro e não jogou, mas em 2004 foi titular da Suécia e ele foi selecionado para o All - Star team do torneio. No Euro Hockey Tour de 04 - 05, Lundqvist foi selecionado como melhor goleiro no Karjala Tournament e no Sweden Hockey Games. No Mundial de 2005 Lundqvist liderou os suecos para um quarto lugar no torneio. Em 2006 jogou nas Olimpíadas de inverno de Turin na Itália, e levou o time para o segundo Ouro ganhando em cima da Finlândia. Participou também das Olimpíadas de 2010 em Vancouver contudo não conseguiu fazer a Suécia repetir a campanha, e acabou perdendo para a República Tcheca nas quartas de final por 4 a 3.

Além do Hóquei no Gelo, Lundqvist jogou Hóquei Inline e ganhou o primeiro Ouro na história da Suécia no Mundial IIHF de Inline em 2002.

Fora do gelo, Lundqvist participa do Garden of Dreams Foundation, e já foi considerado o homem mais bem vestido da Suécia, e em 2006 entrou na lista dos 100 homens mais sexys do mundo. Ganhou também como o homem mais bem vestido da Page Six Magazine. Em 2010 Lundqvist entrou na lista dos 15 atletas mais bem vestidos, segundo a Forbes.com


Lundqvist é o principal jogador do Rangers hoje, mesmo tendo Gaborik, sem Lundqvist, Rangers era outro, ele é a peça fundamental do time, quando o time está precionando perdendo por um gol, ele faz defesas incríveis e mantemo time com chances e quando estamos na frente apertado Lundqvist consegue segurar o placar, e nos shootouts ele também é um dos melhores goleiros da liga.

Lundqvist tem tudo para ser um dos melhores goleiros se não o melhor goleiro na história do Rangers.

VIDEOS

Sim, é um video antigo, mas muito foda! Confiram:




Confiram também o Profile feito pela MSG sobre Henrik Lundqvist:







2 comentários:

 

A História do New York Rangers.New York Rangers Brasil New York Rangers Brasil theme